Seg. do Trabalho


RESPOSTA:  Anônimo
SETOR: Segurança do Trabalho
TEC.: Amarilton José de Freitas
 

                  Tivemos o prazer de verificar sua reclamação que foi constatada, procedente do ônibus 580.  Verificando o problema foi reparado imediatamente de acordo com as imagens abaixo.
                  Toda a equipe de “COLABORADORES” e membros da “CIPA” agradecem, pois  este tipo de ocorrência faz com que possamos melhorar cada vez mais nosso atendimento.
 




       Você sabe o que é segurança do trabalho? E DDS, CIPA, SIPAT, Ginástica Laboral, Análise de risco? Isso tudo faz parte do dia-a-dia de uma empresa e dos funcionários e que faz total diferença entre trabalhar e trabalhar com segurança.
      Pois é, segurança do trabalho, esse é um assunto de interesse de todos e principalmente de quem trabalham. Muito importante e que ainda cria muitas dúvidas.
      Você sabe o que é EPI? Você usa EPI? Se usar, você sabe realmente como utilizá-lo de forma correta? Isso inclui também o manuseio de combustíveis, trabalho em altura, trabalho em espaço confinado, na construção civil e outros.
      Nosso interesse é informar a população quanto aos riscos que sua atividade oferece e incentivar a busca pela segurança tornando o ambiente de trabalho mais seguro e confortável.
       A partir de hoje, usaremos este espaço para discutir semanalmente a respeito da segurança do trabalho e assuntos relacionados para podermos compreender melhor esse assunto.
       Então, dê sua sugestão e tire suas duvidas, e vamos nos mobilizar por essa causa, porque onde o trabalhador faz mais falta não é no trabalho mais na sua própria casa
Autoria: Maressa Carbogim

7 comentários:

  1. PARABÉNS PELA INICIATIVA DESSE BLOG.
    VEJO NELE UMA FERRAMENTA MUITO ÚTIL PARA NÓS FUNCIONÁRIOS, POIS PODEREMOS FAZER NOSSAS QUEIXAS, SUGESTÕES, AGRADECIMENTOS E PARABENIZAÇÕES.

    ENTÃO AQUI VAI MINHA PRIMEIRA QUEIXA E ESPERO QUE SEJA A ÚLTIMA: VENHO FAZENDO FICHA PARA A MANUTENÇÃO CONSTATEMENTE, MAS NÃO CONSIGO QUE O CARRO QUE TRABALHO SEJA ARRUMADO.
    TENHO ORGULHO DE FAZER PARTE DESSA EMPRESA, MAS VEJO QUE A MANUTENÇÃO DOS CARROS É MUITO FRACA, EXETO A ELÉTRICA, ONDE O FREITAS É MUITO COMPETENTE, A MECÂNICA E LANTERNAGEM DEIXAM MUITO A DESEJAR. FICO PENSANDO SE ACONTECER ALGUM ACIDENTE QUEM SERÁ RESPONSABILIZADO PELO MESMO. MAS SERÁ QUE VAMOS TER QUE ESPERAR ACONTECER UM ACIDENTE PARA QUE TODOS SAIBAM DA IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO?
    PENSO QUE SE A MANUTENÇÃO FOSSE PREVENTIVA AO INVÉNS DE SER PALEATIVA, A EMPRESA LUCRARIA MUITO MAIS, POIS NÃO PRECISARIAM ESPERAR QUE UM DEFEITO NO CARRO VIESSE A SE AGRAVAR, CUSTIANDO AINDA MAIS O CONSERTO.
    FICA AQUI MINHA SUGESTÃO: QUE SE CONTRATE UM ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO.
    TENHO CERTEZA QUE OS ENCARGOS TRABALHISTAS SERIAM MUITO MENORES DO QUE AS DESPESAS COM OS CONSTANTES DEFEITOS DOS VEÍCULOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário é de grande importância esta interação para melhorarmos cada vez mais.
      Pessoas como vocês fazem diferença.
      Abraço!!!!!
      João Paulo

      Excluir

      Excluir
  2. A segurança no trabalho começa em cada pequeno gesto que realizamos no nosso dia-a-dia. Por isso use seu equipamento de proteção individual, realize suas tarefas com atenção, durma bem, alimente-se bem, e trate seus companheiros de serviço com respeito. E muito cuidado com a postura.

    Olá, sou acadêmica do curso de fisioterapia, e aqui vão algumas dicas sobre postura:

    A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas no dia a dia, tais como o modo carregar peso, modo de sentar, posições de dormir, vestir roupas, etc. além é claro de boa prática de exercícios posturais e do combate ao excesso de peso.

    Aqui vão algumas dicas:

    Carregando peso
    Flexione os joelhos, pegue o objeto e posicione-o mais próximo do corpo possível, e com calma, levante-se transferindo a carga para os músculos das pernas, que são mais fortes que os da coluna.

    Evite torções do corpo
    Evite virar o corpo intensamente. O mais saudável é levantar-se da cadeira ou, se estiver no escritório, girá-la — use o mobiliário a seu favor. No carro sempre use os retrovisores nas manobras.

    Posição sentada
    Procure manter pés apoiados, coxas tocando suavemente maior área possível do assento, a coluna ereta de modo a preservar suas curvas naturais. Se trabalhando com computador posicione a tela de modo que a borda superior deste fique na altura do olhar para o horizonte.

    Calçando os sapatos
    Não curve o corpo para frente, abaixando-o até o chão. Sente-se, traga o pé até o joelho e calce o sapato.

    Espero que tenha ajudado e até a próxima dica.

    Nenhuma postura é tão boa que possa ser mantida por muito tempo, movimente-se!


    Referência Bibliográfica:
    www.reabilitarcoluna.site.med.br

    ResponderExcluir
  3. EPI - Proteção Individual

    Administração da proteção individual
    As empresas em geral desde a pequena, média e grande devem exigir que seus funcionários faça uso do EPI. É sempre bom lembrar a necessidade do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e obter seus benefícios. O equipamento é oferecido pelas empresas e cabe aos colaboradores usá-lo corretamente. Cada empresário deveria tomar a conscientização do uso desses equipamentos junto a seus funcionários. A Segurança do Trabalho gostaria de, mais uma vez, alertar para a importância do uso desses equipamentos, como também para o fato de que a perda auditiva induzida pelo ruído é uma patologia insidiosa cumulativa, que cresce ao longo dos anos de exposição ao ruído associado ao ambiente de trabalho, como também de outros fatores.
    Segurança com EPI - Proteção Individual:
    Há certas atividades dentro da área de prevenção de acidentes que para a maioria das pessoas parece ser algo simples demais. Talvez por isso muitos acham ou suponham que “entendem de segurança”, e por toda parte encontramos verdadeiras barbaridades . Uma das atividades mais expostas a este tipo de ação diz respeito a administração da proteção individual. Por toda parte deste país existem milhares de pessoas que indicam e compram EPI e fazem isso sem qualquer critério técnico levando em conta apenas fatores como o preço. Obviamente não é preciso ser especialista em prevenção de acidentes para entender que dois objetos muito similares com preços muito distintos pode significar algum tipo de diferença que foge aos olhos do leigo – e estas mesmas diferenças podem fazer também diferença para a saúde do usuário e em alguns casos – contribuir para a ocorrência de acidentes fatais.

    Amarilton J.de Freitas - Téc. de Segurança do Trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário é de grande importância esta interação para melhorarmos cada vez mais.
      Pessoas como vocês fazem diferença.
      Abraço!!!!!
      João Paulo

      Excluir
  4. Segurança no trabalho 10, segurança no transporte zero! Vcs vão esperar aquele vidro da última janela do 580 cair e causar um acidente para poder arrumar?

    ResponderExcluir
  5. Cada passageiro que usa o transporte é de uma certa forma responsável pela segurança também, não somente de si próprio mas também das pessoas que trabalham e usam o transporte, somos nesta vida tão corrida e agitada responsáveis pelo bem estar uns dos outros, espero que um dia as pessoas sejam mais educadas dentro dos ônibus, ali estão pessoas trabalhadoras cansadas da luta do dia a dia torcendo para chegar bem em suas casas, parabéns a Viação São Cristovão pelo ótimo trabalho prestado a cidade de Juiz de Fora.

    ResponderExcluir